sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Oque não dizer a uma pessoa com câncer



O CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE.
Portanto, nem todas as pessoas que estão em tratamento (quimioterapia) ficam de mau humor ou de mal com a vida. Na verdade, quem já encara a vida assim, claro, mas quem ama a vida e tem consciência de que aquilo é uma fase, não.

Frases como:
1. “Como você está abatida”, são proibidas.
2. “Nossa, vc não morre tão cedo, estava pensando em vc!”. JAMAIS DIGA ISSO PELO AMOR DE DEUS.
3. “Vi fulano (seu ex-namorado) no cinema com a fulana, lembra, aquela que dava em cima dele?” Isto é quase insuperável.
4. “Você precisa fazer a unha”. Lembre-se, quando fazemos quimioterapia, NÃO PODEMOS FAZER UNHAS”, aliás, sem cabelo e ir ao salaão de bezela fazer as unhas economizamos uma grana neste período.
5. Visitas pela manhã: Nunca. Esta hora a pessoa sempre acorda “meio pau, meio tijolo”. A quimioterapia às vezes dá uma enjoada, e as vezes a gente demora a se vestir e ou se compor. E ligue antes de aparecer, que é o básico.
6. E de lei: não ligue para falar daquela “balada incrível, imperdível, maravilhosa que vc está indo” e muito menos diga; “puxa, que pena que vc não pode ir” ou pior: “ainda bem que vc não foi, estou numa resssaaaaca e minhas pernas estão doídas de tanto que dancei!”
7. Evite conversas sobre desgraças, do tipo terremoto, vendaval, enchentes e etc.. Já se vive uma fase meio ruim.
8. Não conte histórias sobre câncer com final pouco feliz. O câncer tem diferentes tipos e A MAIORIA tem cura.
9. Não conte histórias sobre o câncer com final feliz. A esta altura já sabem mais do que vc imagina, cpf, identidade, enfim, já googlamos muitas vezes, além de falarmos com nosso médico com uma certa frequência.
10. Aliás, não puxe o assunto câncer. É o similar de pedir para aquele seu convidado músico “tocar aquela” no meio da festa de aniversário do seu filho de 10 anos.
11. Caso não veja a pessoa há tempos, já que muitas vezes saímos de circuito temporariamente, não diga: “nossa, tava pensando em te ligar”. Não ligou, pronto. Não precisa se desculpar. É pior...
12. Não entupa a caixa postal de email do estilo "mande para 12 amigas e seu pedido será atendido em 03 dias", acompanhado de um "pensei em você". Apesar de ser fofo, nos normalmente pedimos para ficar logo nos trinques e saudáveis, mas não conheço nenhum tratamento de câncer que dure menos de 03 meses.
E por aí vai...O bom mesmo é dar um puta abraço e deixar que a pessoa se sinta à vontade.
créditos: Clelia bessa

Um comentário:

  1. "Apesar de ser fofo, nos normalmente pedimos para ficar logo nos trinques e saudáveis, mas não conheço nenhum tratamento de câncer que dure menos de 03 meses."

    Não entendi o que voc quiz dizer com isso..
    As pessoas com cancêr são bem diferentes de pessoass que precisam de psiquiatra pois as pessoas vivem uma rotina quaze 100% normal o q muda são abtos alimentaresss e levam uma vida saudavell..acho q se voc falar sobre o tempo vendaval a pessoa n vai enlouquecer por isso!! E os tratamentos n duram 3 meses??
    Aqui na clinica tem pacientes que ja fazem 20 anos q se tratam
    muitos se curaram...e muitos se tratam para levar uma vida melhor...revize seu perfill!!

    okeyy
    abraçss

    ResponderExcluir